Avaliação Estrutural

Avaliação Estrutural

Avaliação estrutural consiste na observação de projetos e metodologia de cálculos adotados para confecção de uma estrutura. Porém, por vezes nos deparamos com estruturas que não possuem projetos tão pouco memória de cálculo. Quando isto acontece, o engenheiro especialista em estruturas deve seguir os seguintes procedimentos:

  • Mapear os elementos estruturais, tais como, vigas, lajes e pilares. Este mapeamento consiste em montar um isométrico da estrutura em auto cad com as larguras, comprimentos e alturas dos elementos estruturais (vigas, pilares e lajes);

  • Escanear cada elemento estrutural através do ensaio de pacometria, a fim de levantar as taxas de armadura para seção de concreto existente;

  • Fazer extração de corpo de prova e mandar para laboratório qualificado, a fim de romper este testemunho para levantar a resistência característica do concreto;

  • Calcular a estrutura com observância a NBR 6118 e NBR 6120 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

  • E por fim, comparar o novo calculo com o que foi levantado in loco para saber se há paridade entre calculado e executado.

     

    Avaliação Estrutural com Cálculo de Reforço de Estrutura

Caso o Engenheiro observe que não há paridade, ele deve proceder com projeto e cálculo de reforço da estrutura, para dessa forma garantir sua estabilidade.

Dentro dos trabalhos de avaliação estrutural, que no âmbito da Engenharia podemos dizer que, temos muitas observações a serem feitas em relações aos elementos estruturais e suas utilizações. É comum nas grandes cidades, nos depararmos com edifícios que tem sua categoria de uso modificada sem análise da estrutura. Ou seja, o edifício foi calculado para utilização multifamiliar e agora passa ser comercial e isto é um problema. De acordo com a NBR 6120 temos uma carga de utilização que parte de 150 kgf/m² para 300 kgf/m², ou mais, e isto traz problemas para lajes, vigas, pilares e fundações.

Com a mudança na categoria de uso começam também as intervenções para nova demanda de elétrica e hidráulica e é comum vermos situações como a imagem abaixo:

Furos nas vigas que diminuem a seção de concreto
Furos nas vigas que diminuem a seção de concreto

 

Avaliação estrutural de Furos nas vigas que diminuem a seção de concreto
Furos nas vigas que diminuem a seção de concreto

Erro Grave por falta de Avaliação correta de Engenheiro Novato

É comum, vermos Arquitetos e Engenheiros de primeira viagem, fazerem uso do item 13.2.5.1 e 13.2.5.2 da NBR 6118 para abertura de furos em elementos estruturais, o que é um erro grave.

Lembrando que a NBR 6118 trata dos elementos em sua fase de projeto, ou seja, antes da sua execução, nos casos da necessidade de furos em vigas existentes, que não contemplavam estas intervenções em fase de projeto, deve se proceder com reforço estrutural do elemento, que hoje pode ser feito com fibra de carbono conforme imagem abaixo:

Reforço em viga com fibra de carbono
Reforço em viga com fibra de carbono para execução de furo para passagem de eletrocalha

 

Avaliação estrutural de reforço em laje com fibra de carbono
Reforço em laje com fibra de carbono para execução de furo para passagem de nova rede de esgoto.

 

 
Avaliação estrutural de furos em elementos estruturais
Avaliação estrutural com procedimento correto para se executar furos em elementos estruturais

Avaliação Estrutural de Manifestações Patológica

Quando temos intervenções deste tipo, devemos tomar o cuidado de não causarmos impacto nos elementos estruturais. Pois estes impactos, causam microfissuras no concreto que podem trazer danos ao elemento estrutural. Portanto, é necessário que se contrate uma empresa especializada em furos e somente fazê-lo, após o reforço do elemento com a fibra de carbono.

Outra análise de tamanha importância para os edifícios de concreto armado, são as análises de manifestações patológicas. É comum encontrarmos pilares com desplacamento do concreto de cobrimento da armadura. Esta manifestação patológica acontece devido a exposição do elemento a ação das intempéries. A água penetra na estrutura causando a oxidação da armadura, que por sua vez, expande. Como o concreto tem baixa resistência a tração, o concreto se rompe facilitando a entrada de mais umidade na armadura. O concreto tem seu modulo de elasticidade obtido, segundo ensaio descrito na ABNT NBR 8522, sendo considerado nesta morma, o módulo de deformação tangente inicial cordal a 30% fc, ou outra tensão especificada projeto. Quando não forem feitos ensaios e não existirem dados mais precisos sobre o concreto usado na idade de 28 dias, pode-se estimar o valor do módulo de elasticidade usando expressão: Eci = 5 600 fck1/2.

Quando ocorre esta manifestação patológica nos pilares, ela deve ser apontada em documento por escrito com sua anamnese estrutural, junto com ART (Anotação de responsabilidade técnica) e encaminhada ao responsável do Imóvel para que sejam tomadas as medidas de recuperação, a fim de impedir o colapso da estrutura.

Deterioração das armaduras e do concreto
Pilares com sinais de deterioração das armaduras e do concreto

 

Vigas com sinais de deterioração das armaduras e do concreto.
Vigas com sinais de deterioração das armaduras e do concreto

 

Avaliação Estrutural  de Engenheiro Especialista em Estrutura

Para este tipo de avaliação estrutural o engenheiro especialista em estrutura deve proceder com as seguintes verificações:

  • Ensaio de carbonatação do concreto;

  • Verificação de perda de seção da armadura.

Com estas informações, o engenheiro poderá fazer um estudo para a restauração do elemento estrutural. Para isso, deve fazer a troca do concreto com problemas e trocar as armaduras que tiveram sua seção comprometida com a oxidação.

Para este procedimento, o engenheiro deverá escorar toda estrutura a fim de fazer as escarificações dos elementos com segurança.

Os trabalhos de avaliação estrutural é muito abrangente e deve ser feito por profissional qualificado e especialista em estruturas. Atualmente vemos inúmeros colapsos de estruturas, marquises caindo e fazendo vítimas, tais ocorrências poderiam ter sido evitadas.

É comum os responsáveis por imóveis não observarem a NBR 5674 e deixam de fazer as manutenções preventivas e também deixam de contratar a mão de obra de Engenharia por achar muito caro. Erro grave, pois quando uma ocorrência de fatalidade acontece, o prejuízo é muito maior.

Nós da Almeida Guimarães contamos com profissionais qualificados que irão te atender de imediato, trazendo as melhores soluções para seu negócio. 

Almeida Guimarães construindo um novo Brasil.

 

Escrito por:

Engenheiro Sergio Almeida
Engenheiro Sergio Almeida, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Camilo Castelo Branco em Engenharia Civil, pós-graduado em estruturas de concreto armado e fundações pela universidade UNIP reconhecido pelo CREA-SP pelo número 5062560432.

 

 
 
 
 
 
 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *