NBR 9607 – Prova de Carga em Estruturas de Concreto Armado
Teste de Capacidade de Carga em Laje
O engenheiro Sérgio da Almeida Guimarães, nesse vídeo explica como realizou o teste de capacidade máxima de carga em laje, utilizando relógio comparador em milímetro, como instrumento de medição, para medir a deformação. Foram adicionadas mais de 8 toneladas de peso sobre uma área de aproximadamente 33 m²
Este teste de carga foi em uma cobertura com laje em balanço, teste foirealizado na ilha do governador – Rio de Janeiro – RJ.
O cliente não tinha ideia da capacidade portante desta laje, já que era uma laje de cobertura.
Após nosso teste aferimos a capacidade portante desta laje dando maior segurança para sua utilização.
A Prova de carga e NBR 9607
A Prova de carga em estruturas de concreto armado e protendido conforme NBR 9607 – Procedimento comentado.
Prova de carga é um conjunto de atividades, destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura através das medições dos efeitos após a estrutura ser submetida a esforços solicitantes.
Para ocorrer estas medições, a estrutura deve ser submetida ao carregamento de prova, ou seja, conjunto de ações externas que são dimensionadas segundo critérios pré estabelecidos a fim de não carregar a estrutura em ELU (estado limite último).
A finalidade do ensaio é avaliar as seguintes situações:
- Utilização prevista para a estrutura, tendo como base a frequência das ações e sua intensidade;
- Verificar o estado limite último;
- Verificar o estado limite de serviço, quando não se tem projetos estruturais e memórias de calculo;
Este ensaio por não ser destrutivo tem sido a melhor opção para verificação de uma estrutura, principalmente para edificações que tiveram sua categoria de uso alterados.
O planejamento e controle da execução da prova de carga depende, entre outros fatores, da perfeita coordenação entre a aplicação do carregamento na estrutura, medição de seus efeitos, analise imediata dos resultados e a liberação do carregamento.
Estas atividades deve ser supervisionada por Engenheiro de estruturas, capacitado a decidir em cada etapa do ensaio, sobre prosseguir ou parar com o carregamento.
O Engenheiro responsável pelo ensaio deve ter pessoal técnico necessário para garantir rapidez e confiança nas várias etapas desta operação, planejar as atividades e garantir a eficiente comunicação entre eles a fim de garantir a segurança da estrutura.
O Engenheiro deve ter relógios medidores de deformação ou qualquer outro equipamento que garanta as medições de deformação. No momento do carregamento, meios de comunicação entre quem lê os equipamentos e o pessoal que está adicionando a carga, posicionamento da carga. A fim de que ela fique distribuída sobre o elemento e não acumulado sobre um único ponto.
Após os ensaios o Engenheiro responsável deve fazer um laudo com relatório dos ensaios, colocando os horários de carregamento, tempo de carregamento e deformação encontrada no momento do ensaio, recolher uma ART(Anotação de responsabilidade técnica) e enviá-las ao cliente, com nota sobre o carregamento de serviço.
Ola, sou engenheiro Osmar.
Existe algum material pra disponibilizar pra eu me aprofundar mais no assunto?
Na verdade Osmar é somente a norma NBR9607