Engenheiro Calculista

Engenheiro Calculista

O que faz um Engenheiro Calculista?

No âmbito da Engenharia civil no que compete o Engenheiro Calculista no que tange o dimensionamento de estruturas. Cabe a este profissional, fazer avaliações do comportamento de uma estrutura submetidas aos esforços de carga acidental, cargas permanentes e seu peso próprio. Assim com também, ações de vento sobre estrutura entre outras ações a qual a estrutura pode ser submetida.

Existem outras ações que no momento do dimensionamento da estrutura o Engenheiro Calculista deve observar, como por exemplo:

  • Situações de maré – Locais de construções cujo a estrutura esteja sendo executada próximo de mares e rios. Neste caso, o Engenheiro Calculista deve vistoriar o local a fim de verificar todas as possibilidades de ações. Tivemos um exemplo da ciclovia Tim Maia que desabou no Rio de Janeiro depois de uma ressaca. A ação da onda por baixo da estrutura foi fator preponderante para o desabamento. Ou seja, as forças que vieram de baixo para cima não foram consideradas no calculo;
  • Situações de trepidação/sismo – Locais de construção em que as fundações estão submetidas a tremores, seja devido a movimentação de veículos pesados ou até mesmo, terremotos. É comum vermos edificações com abertura de fissuras devido a trepidação de veículos. Ou seja, construções feitas sem acompanhamento técnico as margens de vias movimentadas;
  • Situações de vento – Segunda a NBR 6123 na página 6 podemos observar a isopleta com as velocidades medias de vento em todo território nacional. Com base nesta norma, o Engenheiro calculista pode dimensionar a estrutura com as cargas de vento aplicadas nas fachadas de prédios de grande e médio porte. Porém, outras considerações devem ser levadas em conta, como área da ação de vento, intervenções de outras edificações, fator topográfico, determinação dos efeitos dinâmicos do vento.

 

O Que é um Engenheiro Calculista?

O Engenheiro Calculista deve ser especialista, ou seja, pós-graduado em estruturas, somente na pós-graduação é que o profissional de Engenharia Civil tem um maior contato com os cálculos de estrutura e as ações sobre estas estruturas, tendo uma visão mais ampla destas ações.

Como o engenheiro faz o cálculo no dimensionamento de uma viga?

No dimensionamento de uma viga por exemplo, as ações atuantes neste elemento segundo a NBR 6118 e NBR 6120 consistem em:

Peso próprio da viga – O Engenheiro Calculista deve multiplicar por 2500Kgf (peso característico do concreto) por metro cúbico da viga, que é obtido através da seguinte fórmula: M³=BxbXh.

O resultado obtido deve ser multiplicado por 2.500kgf por m³.

Como o engenheiro calcula o peso de uma laje?

Outra analise para o dimensionamento da viga são as áreas de influência da laje que estão apoiadas sobre este elemento. O procedimento é o mesmo, porém agora acrescidos das seguintes cargas:

  • Peso próprio da laje ( procedimento igual ao anterior);
  • Cargas permanentes (NBR 6120) – peso dos revestimentos e mobiliários;
  • Cargas acidentais (NBR 6120) – peso das pessoas e ou equipamentos a serem movimentados sobre a laje.

Com base nestas informações, o engenheiro calculista poderá dimensionar a área de aço necessária. Esse calculo, serve para que o elemento (viga) possa suportar as cargas atuantes em ELS ( Estado Limite de Serviço).

Outras considerações devem ser calculadas a fim de que esta estrutura se mantenha estável após ser submetida a estas ações. Tais como efeitos de 2ª ordem, grau de agressividade, fissuração, comportamento na flexão, estado de deformação excessiva, avaliação de flecha em vigas.

Portanto ao contratar um Engenheiro Calculista, exija as memórias de calculo de sua estrutura e ART (Anotação Responsabilidade Técnica).

Autor: Professor e especialista em estrutura de concreto armado e fundações Sergio Almeida.

 
Faça uma consulta com nosso engenheiro calculista especialista
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *