Por falha de cálculo estrutural, justiça condena um engenheiro por homicídio

Edifício Real Class desabou em janeiro de 2011. Três pessoas morreram. (Foto: Oswaldo Forte/Amazônia Jornal)

O nosso engenheiro e professor Sérgio de Almeida, faz um alerta para os profissionais colegas da área de engenharia e também aos interessados por um engenheiro calculista. Devido a falha de cálculo estrutural  do engenheiro Raimundo Lobato da Silva, que foi o responsável pelos cálculos relativos à construção do edifício Real Class, ocorreu o desabamento e morte de três pessoas, levando-o a ser condenado pela  justiça do Pará. O engenheiro Sergio diz:

“Colegas Engenheiros, vejam a responsabilidade que é se fazer um cálculo estrutural. Fora as vidas que é o maior bem, temos o dano financeiro e a perda da funcional. O recado que eu deixo para os colegas é que, não se aventure a fazer cálculo de estruturas, procure fazer uma especialização em fundações e estrutura de concreto armado. Procure adquirir softwares licenciados que faça todas as análises, programa de calculo estrutural que tenham um bom pós venda como o tricalc, eberick, TQS. Procure sempre dividir os cálculos com outro colega, afim de ele não só calcular, mas também fazer as análises estruturais. Porque, infelizmente a maioria do profissionais se encantam com o resultado financeiro de um projeto de grande porte e decide fazer tudo sozinho.”

Fazer cálculo estrutural exige muita responsabilidade e conhecimento do profissional responsável. A advertência que o nosso engenheiro Sergio faz é muito importante para se ter cuidado, não só em realizar o devido cálculo, mas para quem procura por engenharia estrutural, saber o quão é importante encontrar um engenheiro qualificado e experiente.
Confira na íntegra a reportagem do G1 http://glo.bo/1O1n7qj sobre o caso do desabamento do edifício Real Class.

Entre em contato conosco para fazer o seu cálculo estrutural



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *