Laudo de Patologia Estrutural

Laudo de Patologia Estrutural

Laudo de Patologia Estrutural Câmara dos Deputados de Jundiaí

O laudo de patologia estrutural que realizado na Câmara dos Deputados de Jundiaí, teve ênfase em garantir o bom funcionamento estrutural do edifício.

Atualmente, as autoridades públicas das cidades, vem se preocupando com seus edifícios públicos, no que tange a sua estabilidade e bom funcionamento. Essa atitude é excepcional, pois a avaliação fica menos onerosa do que deixar essas estruturas se deteriorarem. Ao contrário, o custo depois fica muito maior, já que partimos para o pressuposto, que deste ponto em diante, o edifício precisa passar por reforço estrutural.

Após nossas avaliações no Edifício, encontramos manifestações patológicas comuns ao tempo de utilização e a movimentação mecânica da estrutura. Sendo assim, o edifício vai passar apenas por uma restauração.

 

Verificação da abertura de fissura na estrutura

  •  O primeiro passo é a verificação visual. Levantamos nesta primeira etapa as fissuras aparentes, criando um mapeamento das fissuras no que tange seu comprimento e abertura.

 

Laudo de estrutura
Laudo de patologia Estrutural – fissura

  

  • No segundo passo, fazemos o monitoramento destas fissuras. É feita a medição da abertura, comprimento e também o espaçamento entre as fissuras. Neste momento já comparamos as aberturas com a tabela 13.3 da NBR 6118. a fim de verificar se as elas são maiores que 0,3 mm e nos casos de fissuras maiores que 0,2 mm, aconselhamos a injeção de epóxi.

 

 Estudo da deformação da viga

  • No terceiro passo fazemos é o estudo da deformação da viga em serviço. Com um nível laser, pegamos as medidas no meio do vão em relação aos apoios. Dessa forma, levanta-se a deformação em ELS (Estado Limite de Serviço), já que o imóvel se encontra em funcionamento. Depois, comparamos esta deformação com a tabela 13.2 da NBR 6118.

Esta verificação se faz necessária, pois o limite de deslocamento não pode exceder o que a norma exige.

Laudo de patologia estrutural Medição deformação viga

 

 

laudo engenheiro estrutural

 

 

 

laudo patologia estrutural

 

 

Teste de percussão nas vigas e pilares

  • No quarto passo, fazemos o teste de percussão nas vigas e pilares tanto do lado interno quanto do externo. Este teste, visa verificar pontos cavos nos elementos de concreto e sempre que é detectado sons cavos, o profissional precisa fazer uma janela. A fim de, verificar se a armadura do elemento estrutural já entrou em estado de oxidação. Neste mesmo momento, também é aplicado uma solução de Fenolftaleína. Desta forma, podemos medir a profundidade de carbonatação do concreto.

Laudo de patologia estrutural teste estrutura concreto

Laudo de patologia estrutural – testemunho de concreto submetido ao ensaio.

 

Caso detectamos que a cobertura do concreto já esteja carbonatado, é sugerido no laudo, que seja trocado toda a capa de cobrimento das armaduras. Pois o concreto nestas condições, favorece a entrada de elementos nocivos a armadura, que ao longo do tempo, se deteriora e despassiva a armadura.

Após despassivar, o processo de corrosão será iniciado, se ao mesmo tempo houver umidade (eletrólito), diferença de potencial (exemplo: diferença de aeração ou tensões entre dois pontos da barra ou do concreto), agentes agressivos (exemplo: CO2 ou fuligem) e oxigênio ao redor da armadura.

 

 

Laudo de patologia estrutural teste de percussão fachada

Laudo de patologia estrutural – teste de percussão

 

 

 

Parabenizamos a Câmara dos Deputados de Jundiaí pela iniciativa e preocupação com suas estruturas. Que esta atitude possa influenciar outras entidades governamentais e até mesmo, entidades privadas, da necessidade de avaliações periódicas de suas estruturas. E assim, garantir sua estabilidade e bom funcionamento.

Nós da Almeida Guimarães estamos a disposição para planejar, orientar e executar estes trabalhos de avaliação de estruturas.

 

Veja também o nosso trabalho de AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE PILARES, VIGAS E LAJES DE EDIFÍCIO É MAIS BARATO

 

Almeida Guimarães Projetando um novo Brasil.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *