Teste de Percussão nas Estruturas de Concreto Armado

 

O teste de percussão nas estruturas de concreto armado, tem a finalidade de procurar algumas manifestações patológicas. Tais como, descolamento do concreto por oxidação da armadura, que geralmente, no teste ao batermos com o martelinho escutamos um som cavo que são indícios de que o cobrimento da armadura de destacou. Podemos observar nas fotos abaixo:

 

Teste de percussão decolamento concreto
Teste de percussão decolamento concreto

 

Descolamento do concreto de cobrimento da armadura, devido oxidação da armadura.

 

Teste de percussão armatura oxidação
Teste de percussão armatura em oxidação

Teste de percussão com a finalidade de avaliação estrutural

O teste de percussão é a melhor metodologia para se dar uma anamnese de uma estrutura de concreto armado. Neste trabalho, quando encontramos partes do concreto com descolamento, nós retiramos uma amostra e fazemos o ensaio de carbonatação. Também, emergimos a peça em solução de fenolftaleína e conseguimos verificar qual a profundidade de carbonatação esta peça, conforme foto abaixo:

Teste de percussão ensaio de carbonização
Teste de percussão ensaio de carbonização

Com este ensaio é que determinamos a profundidade de carbonatação e então podemos entrar com o restauro da peça de concreto. Desta forma, se impede que a umidade chegue até a armadura.

Após o restauro da peça de concreto, é imprescindível que a mesma receba uma pintura hidro fugante. Isso, também ajudará na impermeabilização da peça de concreto.

As avaliações estruturais têm por objeto impedir a deterioração do concreto armado e fazer garantir sua estabilidade. É comum, quando somos chamados, encontrarmos estruturas em avançado estado de deterioração e em situações que são risco eminente de colapso. É de muita importância, que faça sua avaliação uma vez a cada 5 anos e não deixe a estrutura chegar ao ponto de ir para UTI, pois desta forma, o custo de manutenção é bem maior que se identificado pequenos reparos com avaliações periódicas.

Nós da Almeida Guimarães contamos com profissionais especializados em Engenharia Diagnostica e especialista em estrutura.

Almeida Guimarães projetando um novo Brasil

 
 
 
 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *