Reforço estrutural

Reforço estrutural
Reforço estrutural
Reforço estrutural
Reforço estrutural
Reforço estrutural

Algumas estruturas devido a mudança de categoria de uso (residencial para comercial) ou até mesmo quando uma estrutura precisa ser submetida a cargas que vão acima ao qual ela foi dimensionada, se faz necessário o reforço estrutural. Existem casos também quando uma estrutura esta comprometida por manifestações patológicas que necessitam de recuperação.

O reforço pode ser dimensionado tanto em concreto armado quanto em perfis metálicos, esta verificação e a escolha do material a ser utilizado leva-se em conta as intervenções a serem feitas dentro do imóvel.

O Engenheiro Calculista deve fazer antes de mais nada um levantamento de carga ao qual o imóvel esta submetido a fim de aferir no projeto de estruturas a melhor metodologia a ser implantada no reforço.
Reforço estrutural

O que é restauração estrutural?

O primeiro passo é se ter em mente o que realmente é reforço e o que é restauração estrutural.

O Engenheiro especialista em Engenharia Diagnóstica analisa através de teste de percussão, se há pontos cavos no elemento estrutural. Após esta análise e encontrando pontos cavos, o profissional deve verificar a profundidade de carbonatação da peça de concreto. Através da aplicação de fenolftaleína, caso após a aplicação o concreto permaneça na cor cinza é sinal de que o concreto está com problemas e precisa ser trocado. Então, o profissional vai aferir a profundidade de carbonatação, ou seja, assim que o local ficar rosa é sinal de concreto íntegro, conforme imagem:

Reforço estrutural

Deve fazer Restauração ou Reforço Estrutural?

Caso a profundidade seja maior que a cobertura da armadura, como na foto ao lado, então deixa de ser restauração e passa a ser reforço estrutural, neste caso o Engenheiro especialista em estruturas deve, fazer o levantamento de cargas deste pilar e prever o escoramento para suportação enquanto o reforço é concluído. Outra análise que o calculista deve fazer é a nova área de concreto para suprir as cargas deste pilar. Na próxima análise o Engenheiro deve medir a seção do aço do pilar, caso o aço tenha perdido seção, o profissional deve prever nova armadura com ancoragem na armadura antiga. Porém, deve-se escarificar o pilar até encontrar a armadura íntegra para se fazer a ligação, conforme foto ao lado:

Modelo de projeto de reforço estrutural e de reparo de pilar
Modelo de projeto de reforço estrutural e de reparo de pilar.

Deve fazer Restauração ou Reforço Estrutural?

Quando a armadura perde seção e quando o cobrimento do concreto da armadura está comprometido por carbonatação. Após a identificação de todas estas manifestações patológicas, o Engenheiro responsável deve prever um projeto de reforço de estruturas, a fim de garantir que este reforço suporte as cargas do edifício. Após a entrega dos projetos o proprietário deve contratar empresa especializada na área a fim de garantir a segurança do edifício.

Após a troca da armadura e a retirada do concreto carbonatado, deve-se proceder a inserção da nova armadura conforme determinado no projeto e a concretagem com graute com resistência característica conforme projeto.
Após a troca da armadura e a retirada do concreto carbonatado, deve-se proceder a inserção da nova armadura conforme determinado no projeto e a concretagem com graute com resistência característica conforme projeto..
Pilar devidamente restaurado, conforme projeto.
Pilar devidamente restaurado, conforme projeto.

Notícias